Oração e Jejum pela Pátria

De 1 a 7 de setembro, a Paróquia Cristo Rei, Campinas, J. Chapadão, estará em Vigília de Oração pela Pátria, respondendo ao pedido dos Bispos do Brasil: nas missas de Sexta feira, 17, sábado, 19h00, domingo, às 8h00, 11h00 e 19h00, segunda e terça feira, às 7h30, quarta feira, às 17h00, e quinta feira, 7 DE SETEMBRO, Jejum e HORA SANTA, às 19h30. Para facilitar a Oração e participação do Povo, o Pároco, Padre Magalhães, adaptou a forma de rezar para que as palavras da Oração, oferecida pelos Bispos, possa ser rezada, meditada, interiorizada pelo próprio Povo que clama ao Senhor, assim como fizeram nossos irmãos Judeus, quando sofreram a escravidão no Egito. Segue o texto:

Presid.: “A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil convidou todas as comunidades, paróquias, dioceses e regionais do país para uma Jornada de Oração pelo Brasil”. Aqui estamos respondendo ao convite de nossos Pastores que “desejam mobilizar os cristãos, por meio da oração, após a análise que fizeram da realidade brasileira em sua última reunião do Conselho Episcopal Pastoral”.
Povo: Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Leitor 1: Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Para construirmos a justiça e a paz, em nosso país, necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Leitor 2 : Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Nós cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.
Povo: Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Leitor 1: Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos.
Povo: Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Leitor 2 : Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos agentes da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.
Povo: Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Presid.: Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas.
Povo: Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

CANTO – A ti meu Deus,/ Elevo meu coração,/ Elevo as minhas mãos,/ Meu olhar, minha voz./ A ti meu Deus,/eu quero oferecer,/ Meus passos e meu viver,/ Meu caminhos, meu sofrer.
Ref.: A tua ternura Senhor vem me abraçar,/ E a tua bondade infinita me perdoar./ Vou ser o teu seguidor/ e te dar o meu coração,/ Eu quero sentir o calor de tuas mãos.-

A ti meu Deus,/ Que és bom e que tens amor,/ Ao pobre, ao sofredor,/ Vos servir, esperar./ Em ti, Senhor,/ Humildes se alegrarão,/ Cantando a nossa canção,/ De esperança e de paz.

Presid.: Obrigado, Senhor, por todas as riquezas da natureza que temos em nosso país:
Leitor 1 : a exuberante e rica planície Amazônica, onde se encontram os mais variados tipos de vegetais e animais. A floresta Amazônica contendo riquezas incalculáveis, e o rio Amazonas, chamado o “Mar Doce”, pelo volume de suas águas e pela extensão do seu curso. A fauna e a flora, os frutos da terra e os peixes do mar.
Povo: Pai misericordioso, nós vos agradecemos pelo Brasi!
Leitor 2 : Neste ano em que celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, queremos seguir o exemplo de Maria, permanecendo unidos a Jesus Cristo. São tantos os milagres que nosso povo tem recebido pela intercessão da Mãe Aparecida. É por sua intercessão que também suplicamos agora pelo nosso País.
Povo.: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia….

Presid.: Em nossa súplica final, queremos ouvir a palavra de Dom Leonardo Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da CNBB:

Leitor 1: Nós estamos necessitados de um novo Brasil, mais ético; de uma política mais transparente. Nós não podemos chegar a um impasse de acharmos que a política pode ser dispensada. A política é muito importante, mas do modo do comportamento de muitos políticos, ela está sendo muito rejeitada dentro do Brasil. Nós esperamos que esse dia de jejum e oração ajude a refletir essa questão em maior profundidade”.
Povo.: Ouvi, Senhor o clamor de vosso Povo

Presid.: O Povo de Deus, vivendo a escravidão no Egito também pediu e foi atendido. O Senhor disse a Moisés:

Leitor 2 : “Eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa dos seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para o livrar da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra onde corre leite e mel… Agora, eis que os clamores dos israelitas chegaram até a mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios. Vai, eu te envio… Eu estarei contigo” (Ex 3,7-12).
Povo.: Ouvi, Senhor o clamor de vosso Povo