Tríudo da festa – Cristo Rei

PRIMEIRO DIA DO TRÍDUO DE CRISTO REI

COMENTÁRIO INICIAL: Hoje, estamos aqui reunidos para nos prepararmos dignamente para a festa de Cristo Rei e Senhor. Agradecemos a Deus porque nos dá sempre novas oportunidades de servir, de promover reconciliação e de receber os dons espirituais que nos capacitam como construtores de Seu Reino de solidariedade e de paz.

ACOLHIDA (pelo Celebrante): Em nome do Pai….
TODOS: Amém.
CELEBRANTE: Conscientes de que Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor é o fundamento de nossa fé, rezemos juntos:

ATO PENITENCIAL

CELEBRANTE: Deus todo-poderoso, sabemos que ninguém pode lançar um fundamento diverso daquele que foi estabelecido: Jesus Cristo. Nós reconhecemos neste momento que não fomos capazes de construir sobre esse fundamento de modo a tornar-nos uma construção de Deus. Às vezes fomos até instrumentos de desunião. Ainda que a nossa obra tenha sido imperfeita, salva-nos e dá-nos uma nova oportunidade de buscar a união entre os membros de tua Igreja. Faze-nos construtores eficazes de teu Reino de paz e amor.

INVOCAÇÕES

CELEBRANTE: Cristo Rei e Senhor, tu és paz e reconciliação!
LEITOR : Por ter frequentemente escolhido a inveja e animosidade e não a confiança e a estima, perdoa-nos Senhor.
TODOS: PERDÃO SENHOR, PERDÃO.

CELEBRANTE: Senhor, tu nos cumulas com as tuas bênçãos na unidade da fé!
LEITOR: Por termos às vezes escolhido fechar-nos em nós mesmos recusando-nos a conviver como um só corpo, sendo bênçãos uns para os outros, perdoa-nos Senhor.
TODOS: PERDÃO SENHOR, PERDÃO.

CELEBRANTE: Senhor, tu deste aos aflitos a alegria, aos cativos a libertação, aos pecadores o perdão!
LEITOR: Por termos fechado as mãos e desviado o rosto de quem precisa de ajuda, perdoa-nos Senhor.
TODOS: PERDÃO SENHOR, PERDÃO.

CELEBRANTE: Senhor, tu nos reuniste como o pastor reúne o rebanho e vai buscar a ovelha perdida!
LEITOR: Por termos muitas vezes nos afastado de ti e acentuado nossas divisões, perdoa-nos Senhor.
TODOS: PERDÃO SENHOR, PERDÃO.

Conclusão pelo celebrante.

ORAÇÃO COLETA

TODOS: Faze brilhar em nossos corações,/ Senhor nosso amigo/ a pura luz do teu divino conhecimento. Abre os olhos do nosso espírito/ para a compreensão da tua mensagem. Inspira-nos o respeito pelos teus mandamentos,/ afim de que possamos conduzir a vida segundo o Teu Santo Espírito. Tu és a luz da nossa alma e do nosso corpo,/ Cristo nosso Rei e Senhor. Nós te damos glória com teu Pai Eterno e teu Espírito Santo,/ agora e para sempre. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITOR: Assim fala o Rei Jesus, Senhor:
CELEBRANTE: Porque te amo, meu povo, nasci em Belém. Eu recebi o nome de Emanuel.  Pois eu sou Deus contigo pelos séculos.
TODOS: Bendito sejas, Senhor!

CELEBRANTE: Eu desci do Jordão onde fui batizado na água em sinal do batismo no Espírito Santo, que viria para que toda carne fosse purificada e renovada.
TODOS: Bendito sejas, Senhor!

CELEBRANTE: Eu fui conduzido ao deserto pelo Espírito Santo para lá enfrentar o tentador, vencê-lo e te libertar das correntes do mal.
TODOS: Bendito sejas, Senhor!

CELEBRANTE: Eu proclamei a boa nova do reino do Pai: reino de justiça e de misericórdia, de amor e de verdade, de paz e de felicidade. Eu realizei os sinais dos novos tempos, minhas mãos curaram os doentes, minha presença levava a paz.
TODOS: Bendito sejas, Senhor!

CELEBRANTE: Eu te reuni, pequeno rebanho, como a galinha reúne os seus pintainhos, como o pastor reúne o seu rebanho. Eu quis te pôr nos ombros e te conduzir ao paraíso.
TODOS: Bendito sejas, Senhor!

CELEBRANTE: Eu parti o pão e servi o vinho novo para fazer aliança contigo e te dar a vida em abundância. Eu pedi a Deus Pai que a minha alegria esteja em ti.
TODOS: Bendito sejas, Senhor!

CELEBRANTE: No madeiro da cruz entreguei o meu espírito, morri pelo perdão dos pecados e para reunir os filhos dispersos do Pai derrotei o poder do inferno. No terceiro dia ressuscitei dos mortos.
TODOS: Bendito sejas, Senhor!

CELEBRANTE: De junto do Pai derramo sobre ti o meu Espírito Santo. Ele te lembrará de tudo o que te ensinei. Ele é o sopro da vida. Ele é a luz e consolo, força do teu testemunho, inspiração da tua oração.
TODOS: Bendito sejas, Senhor!

CELEBRANTE: Escuta, meu povo, estou contigo todos os dia até o fim dos tempos, para que sejas um, como eu sou um com o Pai, a fim de que o mundo creia. Escuta a minha voz, ó meu povo, e segue-me para que haja um só rebanho e um só Pastor!

Canto de aclamação de Cristo Rei e Senhor.

ORAÇÃO DA COMUNIDADE

TODOS: Nós te damos graças, Senhor e nosso Rei/ por todos os dons da criação. Ensina-nos a partilhar com os outros/ o nosso tempo,/ a nossa energia,/ os nossos recursos, o nosso amor. Torna-nos mais sensíveis e atentos/ diante das feridas da família humana e da criação. Que possamos ser fiéis à nossa missão/ e viver em paz na terra. Que possamos fazer de toda a nossa vida/ uma resposta de amor a Cristo Rei,/ pois a ele pertencemos/ e é nele que se unem todas as coisas da terra e do céu. Amém.

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO A CRISTO REI

Ó Cristo Rei, eu me consagro inteiramente a vós. Entrego a minha vida, a minha família, a minha vontade, a minha inteligência, os meus sentidos, o meu corpo, o meu coração. Sede Rei dos meus pensamentos, palavras e ações. Amém.

SEGUNDO DIA DO TRÍDUO DE CRISTO REI

COMENTÁRIO INICIAL: Em Cristo todos os cristãos têm o seu fundamento comum e indispensável. Ao proclamar Cristo como Rei e Senhor, assumimos o compromisso de espalhar o fermento do Evangelho na sociedade e no meio em que vivemos.

ACOLHIDA (pelo Celebrante): Em nome do Pai….
TODOS: Amém.

ORAÇÃO COLETA

TODOS: Senhor, Deus vivo,/ nós te damos graças pelas obras magníficas/ que completaste entre nós. Nós te damos graças, particularmente,/ por teu filho Jesus Cristo que, aceitando morrer na cruz,/ ofereceu-nos a salvação. Conserva-nos perto dele,/ ao pé da cruz,/ onde buscamos o conforto e a alegria, a cura e a sabedoria. Com todos os fiéis,/ em palavras e ações, cantamos o teu louvor,/ por Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor,/ que com o Pai vive e reina na força do Espírito Santo. Amém.

ORAÇÃO DA COMUNIDADE

TODOS: Senhor nosso Deus e Pai,/ nós te damos graças pelo dom da vida e da paz/ que nos dás através de teu filho Jesus Cristo. Nós cristãos/ temos diferentes dons. Ajuda-nos a viver essa diversidade/ como um enriquecimento que nos permite construir o teu Reino de amor,/ reconciliação e paz. Ajudá-nos a viver o amor fraterno/ para podermos dar um testemunho convincente de teu projeto de amor e salvação.

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO A CRISTO REI

TODOS: Ó Cristo Rei, eu me consagro inteiramente a vós. Entrego a minha vida, a minha família, a minha vontade, a minha inteligência, os meus sentidos, o meu corpo, o meu coração. Sede Rei dos meus pensamentos, palavras e ações. Amém.

TERCEIRO DIA DO TRÍDUO DE CRISTO REI

COMENTÁRIO INICIAL: Nós pertencemos a Cristo Rei e Senhor. Nada está acima disso. Aí se funda a nossa unidade: pelo batismo, Cristo nos fez um. Pertencendo a Cristo, somos responsáveis uns pelos outros. Cristãos são chamados a viver e trabalhar juntos, como irmãos, testemunhando a própria fé e servindo aos necessitados.  As disputas e intrigas no meio da comunidade cristã, não apenas ferem os irmãos e irmãs, como constituem uma rejeição ao próprio Cristo.

ACOLHIDA (pelo Celebrante): Em nome do Pai….
TODOS: Amém.

ORAÇÃO COLETA

TODOS: Senhor, Deus vivo,/ nós te damos graças pelas obras magníficas/ que completaste entre nós. Nós te damos graças, particularmente,/ por teu filho Jesus Cristo/ que, aceitando morrer na cruz, ofereceu-nos a salvação. Conserva-nos perto dele,/ ao pé da cruz,/ onde buscamos o conforto e a alegria/ a cura e a sabedoria. Com todos os fiéis,/ em palavras e ações,/ cantamos o teu louvor,/ por Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor,/ que com o Pai vive e reina na força do Espírito Santo. Amém.

ORAÇÃO DA COMUNIDADE

TODOS: Deus,/ pleno de sabedoria e de verdade,/ tu nos fizeste conhecer a loucura do teu amor/ no Cristo crucificado/ e nos deste a graça de perceber na ressurreição/ a vitória da tua sabedoria salvadora. Mantém-nos no seguimento de teu Filho, não nos deixes desistir/ quando o caminho parece penoso. Conserva tua Igreja na fidelidade/ Àquele que é seu fundamento/ e ajuda-nos a perseverar no caminho da unidade,/ para que a tua sabedoria/ seja mais visível do que as nossas limitações.

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO A CRISTO REI

TODOS: Ó Cristo Rei, eu me consagro inteiramente a vós. Entrego a minha vida, a minha família, a minha vontade, a minha inteligência, os meus sentidos, o meu corpo, o meu coração. Sede Rei dos meus pensamentos, palavras e ações. Amém.

Paróquia Cristo Rei – Jardim Chapadão
Campinas, novembro de 2006