Missa da memória

MISSA DA MEMÓRIA
Um pouco de nossa história

COMENTÁRIO INICIAL: Nós pertencemos a Cristo Rei e Senhor. Nada está acima disso. Aí se funda a nossa unidade: pelo batismo, Cristo nos fez um. Pertencendo a Cristo, somos responsáveis uns pelos outros. Cristãos são chamados a viver e trabalhar juntos, como irmãos, testemunhando a própria fé e servindo aos necessitados.  As disputas e intrigas no meio da comunidade cristã, não apenas ferem os irmãos e irmãs, como constituem uma rejeição ao próprio Cristo.

ACOLHIDA (pelo Celebrante): Em nome do Pai….

TODOS: Amém.

ATO PENITENCIAL

CELEBRANTE: Deus todo-poderoso, sabemos que ninguém pode lançar um fundamento diverso daquele que foi estabelecido: Jesus Cristo. Nós reconhecemos neste momento que não fomos capazes de construir sobre esse fundamento de modo a tornar-nos uma construção de Deus. Às vezes fomos até instrumentos de desunião. Ainda que a nossa obra tenha sido imperfeita, salva-nos e dá-nos uma nova oportunidade de buscar a união entre os membros de tua Igreja. Faze-nos construtores eficazes de teu Reino de paz e amor.

INVOCAÇÕES

CELEBRANTE: Cristo Rei e Senhor, tu és paz e reconciliação!
LEITOR : Por ter frequentemente escolhido a inveja e animosidade e não a confiança e a estima, perdoa-nos Senhor.
TODOS: PERDÃO SENHOR, PERDÃO.
CELEBRANTE: Senhor, tu nos cumulas com as tuas bênçãos na unidade da fé!
LEITOR: Por termos às vezes escolhido fechar-nos em nós mesmos recusando-nos a conviver como um só corpo, sendo bênçãos uns para os outros, perdoa-nos Senhor.
TODOS: PERDÃO SENHOR, PERDÃO.
CELEBRANTE: Senhor, tu deste aos aflitos a alegria, aos cativos a libertação, aos pecadores o perdão!
LEITOR: Por termos fechado as mãos e desviado o rosto de quem precisa de ajuda, perdoa-nos Senhor.
TODOS: PERDÃO SENHOR, PERDÃO.
CELEBRANTE: Senhor, tu nos reuniste como o pastor reúne o rebanho e vai buscar a ovelha perdida!
LEITOR: Por termos muitas vezes nos afastado de ti e acentuado nossas divisões, perdoa-nos Senhor.

Conclusão pelo celebrante.

ORAÇÃO COLETA

TODOS: Senhor, Deus vivo,/ nós te damos graças pelas obras magníficas/ que completaste entre nós. Nós te damos graças, particularmente,/ por teu filho Jesus Cristo/ que, aceitando morrer na cruz, ofereceu-nos a salvação. Conserva-nos perto dele,/ ao pé da cruz,/ onde buscamos o conforto e a alegria/ a cura e a sabedoria. Com todos os fiéis,/ em palavras e ações,/ cantamos o teu louvor,/ por Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor,/ que com o Pai vive e reina na força do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

COMENTARISTA: Cristo, o grande portador da sabedoria de Deus, pareceria um fracasso a quem o visse na cruz. Parece loucura Deus pretender salvar o mundo com um simples filho de carpinteiro, em vez de usar multidões de reis, generais, sábios. Mas Paulo diz que a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, que a fragilidade de Deus mais sólida do que a força humana. Cristo não age como um herói invencível pelos critérios deste mundo,. Ele debruça sobre os desamparados, toca os moribundos, perdoa os pecados, não se defende derrotando inimigos. A grande vitória, a única que vale a pena, para ele e para nós, é ser fiel à missão que o Pai lhe entregou.

LEITOR: 1ª Leitura 1Cor, 1,26-31

COMENTARISTA: Até no meio dos primeiros discípulos de Jesus havia a tentação das disputas, os ciúmes, as vaidades. Mas Jesus aponta outro caminho: não se trata de competir, mas de servir. Ainda hoje essa advertência é importante para cada cristão. Se estivermos de fato empenhados em servir, automaticamente seremos companheiros, parceiros e não concorrentes uns dos outros. Cristãos unidos, multiplicam a sua capacidade de servir.

Canto de aclamação.

CELEBRANTE: Evangelho de Marcos 9, 33-35.

ORAÇÃO DA COMUNIDADE

TODOS: Deus,/ pleno de sabedoria e de verdade,/ tu nos fizeste conhecer a loucura do teu amor/ no Cristo crucificado/ e nos deste a graça de perceber na ressurreição/ a vitória da tua sabedoria salvadora. Mantém-nos no seguimento de teu Filho, não nos deixes desistir/ quando o caminho parece penoso. Conserva tua Igreja na fidelidade/ Àquele que é seu fundamento/ e ajuda-nos a perseverar no caminho da unidade,/ para que a tua sabedoria/ seja mais visível do que as nossas limitações.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS (Salmo89(88)15-18)

Ele caminhará à luz de tua face, Senhor!

Ao teu nome, dançarão de alegria o dia inteiro,
E te louvarão porque és bondoso.

Ele caminhará à luz de tua face, Senhor!

Tu, ó Deus, és o nosso poder glorioso;
Por tua bondade, nos fazes vencer,

Nossa segurança está no Senhor,
Pois escolhes o nosso protetor.
Foste tu, Senhor, o Santo Deus de Israel,
Que nos deste o nosso Rei.

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO A CRISTO REI

TODOS: Ó Cristo, Rei e Senhor do Universo, eu me consagro inteiramente a vós. Neste dia, eu entrego a vós a minha vida, a minha família, a minha vontade, a minha inteligência, os meus sentidos, o meu corpo, o meu coração e todo o meu ser. Quero que sejais o Rei dos meus pensamentos, palavras e ações. Que eu possa viver de tal modo que, um dia, ao me encontrar convosco, seja também coroado por causa de minha fidelidade e de meu amor a vós.  Amém.