Pastoral do Batismo

Batismo

Auxilia os pais e padrinhos a se aproximarem da comunidade e nela fazerem a experiência da intimidade com Jesus Cristo, respondendo aos seus apelos e convites em atitudes, gestos e palavras. São acolhidos e orientados a exercerem o papel de catequistas junto aos seus filhos, preparando-os, na família, para a Primeira Eucaristia. Participando da comunidade, são convidados a se integrarem na Pastoral Familiar.

Visão Geral

Para agendar o batismo é preciso procurar a secretaria da paróquia pessoalmente. Você escolhe a data preferida, recebe as informações necessárias e participa de uma Tarde de Formação na própria paróquia. Como os Encontros se direcionam para a Celebração do Batismo, é preciso que pais e padrinhos participem dos Encontros na própria Paróquia. Não aceitamos que façam somente o “Curso” na Paróquia e nem que venham para a Cerimônia com “Curso” em outra paróquia. Seja bem vindo!

O Batismo é a Porta de Entrada na Igreja, como diz o Papa Francisco. Ele diz na Exortação “Alegria do Evangelho”, número 47: “A Igreja ‘em saída’ é uma Igreja com as portas abertas. .. Nem sequer as portas dos sacramentos se deveriam fechar por uma razão qualquer. Isto vale, sobretudo, quando se trata daquele Sacramento que é a ‘porta’: o Batismo”.

Inscrições

A Preparação para o Batismo, (que costumam chamar de curso) acontece normalmente duas vezes por mês, assim como a administração do sacramento. Essa Preparação consideramos como Tarde de Formação para Pais e Padrinhos que desejam batizar seu filho ou filha na Paróquia Cristo Rei.

Algumas normas foram definidas pastoralmente para que a Celebração seja bem valorizada, pois, é um momento forte na vida da Família e da Comunidade/Paróquia. Como Maria e José apresentaram seu filho Jesus ao Templo, da mesma forma fazem os pais que desejam apresentar seu filho (a) na Comunidade. É por isso que tratamos, tanto Preparação como Celebração, como momento único na vida da Família e da Paróquia.

1. Costumamos aceitar apenas oito crianças para cada celebração
  2. A Preparação é feita numa tarde de sábado, anterior ao domingo que acontece o Batismo
  3. Pais e Padrinhos devem participar juntos dessa tarde para que compreendam o sentido do Rito, seus sinais e símbolos.
  4. A orientação é feita por casais da paróquia que acolhem, orientam e encaminham na comunidade
  5. Durante a celebração os casais acolhem os visitantes, comentam todos os passos do Rito Batismal que é acompanhado com folheto próprio e cânticos adequados
  6. A Paróquia não aceita que pais e padrinhos participem do Encontro de Formação e batizem em outra paróquia
  7. A Paróquia também não aceita que pais e padrinhos participem do Encontro em outra paróquia e venham batizar nesta paróquia Cristo Rei
  8. O motivo destas duas exigências é que a Tarde de Formação e o Batismo formam um único momento, um só Ato de Acolhimento e Entrada na Comunidade.
  9. Não há taxa para participar do Batismo: à semelhança de Maria e José que ofereceram um casal de pombos, os pais devem oferecer uma cesta básica ou uma caixa de leite que serão encaminhados para as creches assistidas pela Comunidade.
  10. A Celebração do Batismo acontece aos domingos, às 09h e a Preparação, aos sábados, às 16h.

Seja bem vindo(a) à Comunidade. Detalhes para escolha de datas e horários para Preparação e Celebração do Batismo procurar pessoalmente a Secretaria (dentro do templo). De Terça a sexta das 9h00 às 18h00.

Ritual do Batismo

Ler Artigo