Catequese da Eucaristia

A Catequese da Eucaristia tem por objetivo anunciar Jesus Cristo às crianças, conduzindo-as para um encontro de intimidade e comunhão.

Sempre inspirados pela pedagogia de Jesus queremos auxiliar as crianças no conhecimento dos mistérios do Reino, ensinar a rezar, engajar na liturgia, propor atitudes embasadas em valores e virtudes cristãs, iniciar os pequeninos na comunhão com Cristo, educando-os num caminho de fé.

Acolhemos as crianças e suas famílias promovendo inserção na vida da comunidade, lembrando aos pais o seu primeiro anúncio e levando todos a um sentimento de pertença e encontro/reencontro com Jesus Cristo.

A Catequese é direcionada a crianças de 9 a 13 anos completos ou a completar até abril do ano inicial do novo ciclo de formação.

Domingos, das 9h às 10h45, sendo que às 11h há a participação na missa das crianças.

A Catequese é ministrada por meio de encontros semanais com as crianças para vivência da fé cristã. O processo de caminhada catequética tem a duração de aproximadamente 2 anos e se inicia em fevereiro ou março do ano civil.

A catequese da Paróquia Cristo Rei está estruturada em seis pilares:

Pilar da Mistagogia

Por meio desse pilar, favorecemos o conhecimento vivo do mistério de Cristo e buscamos ajudar as crianças na compreensão e experiência dos ritos e das celebrações litúrgicas próprias de nossa religião.

Mostramos a importância da liturgia na vida da Igreja, iniciamos o conhecimento dos sacramentos e à vida sacramental, especialmente ao sacramento da Eucaristia.

Aqui é onde vivenciamos e mostramos às crianças a importância da oração, terço, participação na missa, vigílias, adoração ao Santíssimo.

Pilar da Formação

Com duas vertentes, nos preocupamos tanto em fornecer para as crianças uma formação de base essencial, centrada naquilo que constitui o núcleo da experiência cristã (a fé, a celebração e a vivência da Páscoa de Jesus) como também buscar a constante formação do grupo de catequistas.
Utilizamos como base a Sagrada Escritura, o Catecismo da Igreja Católica e outros materiais de apoio.

Pilar da Caridade

Mostrar às crianças como ser cristão na vida cotidiana, por meio de pequenas ações de caridade e solidariedade.

Realizamos ações concretas de sensibilização, doação e partilha: Chá de Bebê para Jesus, doação de material escolar, Campanha de Caridade na Quaresma e outras ações pontuais.

Pilar da Responsabilidade

Mostramos as crianças e sua família a responsabilidade para com a Comunidade. Incentivamos ações que propiciem a sustentação da Igreja, como o dízimo mirim, participação das crianças nas missas, ajudando na organização da liturgia (projetor, leitores, coleta, distribuição do pãozinho, ajudando a guardar os objetos litúrgicos, acólitos e coroinhas).

Pilar da Diversão

Com vivências e momentos de confraternização, buscamos criar nas crianças uma memória afetiva agradável, ajudando na construção do que é ser Igreja – ir à igreja é pertencer a uma comunidade de apoio e amigos.

Pilar da Avaliação

Também visto sob dois aspectos, aqui começamos a ajudar as crianças na sua avaliação do que é ser cristão em um mundo tão material e imediatista como o nosso. Por outro lado, buscamos o retorno de pais e comunidade sobre nosso processo de evangelização.

Inscrição e Início da Catequese

As inscrições ficam abertas a partir de 15 de novembro do ano anterior ao início dos encontros, e são feitas por meio do preenchimento do formulário disponível nesta página.

Após a inscrição, a catequista da turma e/ou coordenadora da Pastoral fará o primeiro contato com a família para explicar a dinâmica da catequese da Paróquia Cristo Rei e esclarecer dúvidas.

No primeiro dia da catequese, acontece o Encontro de Abertura da Catequese no qual estarão presentes todas as crianças inscritas e respectivos familiares, a Pastoral Familiar, o Pároco da Cristo Rei e as catequistas.

A equipe conta com materiais de apoio que indicam a doutrina da Santa Igreja, bem como materiais impressos ou de artesanato para as práticas e vivências.

São realizados encontros bimestrais com os pais e famílias além de formações e momentos de oração.

Para fazer a inscrição e participar da catequese de adultos, acesse o link no fim desta página.

Coordenadora

Vanessa C. Furlan